Projeto Música na Escola

Compartilhe!

O Projeto Música na Escola que está realizado no Colégio Estadual Milton Dortas é uma iniciativa dos professores Marcelo Domingos (eu) e o Eduardo Moraes (Duda), que foi abraçada pela direção do Colégio na pessoa de Daniela Silva, e que tem sido uma ferramenta pedagógica, que se somam a várias outras alternativas pedagógicas e projetos interdisciplinares.

Histórico

O projeto teve um primeiro incentivo da direção, a mais ou menos, seis anos atrás, quando a direção do colégio ainda era a Prof. Maria Emídia. Naquela época, eu e o Prof. Eduardo começamos a nos reunir nos dias de sábado pelas tarde para estudar algumas músicas e ensaiar. No entanto, o movimento ainda era muito incipiente e não tínhamos uma boa estrutura para iniciar o projeto. Basicamente tínhamos a guitarra de Eduardo, um violão de cordas de nylon e um contrabaixo.

Depois de mais ou menos dois anos de troca de experiências e produzindo um repertório de algumas musicas, elaboramos um projeto e apresentamos à direção na intenção de compor um projeto para o Ensino Inovador, modalidade principal do colégio na época.

Logo nosso projeto passou a compor um núcleo de oferta de disciplinas alternativas, como, artes cênicas, aulas de violão, aulas de artes marciais (karatê), Capoeira, e Banda Marcial. Além dessas atividades, durante o ano letivo tínhamos também as oficinas de letras e literatura, as feiras de ciências, as festividades juninas, e também um evento tradicional no Colégio que é a SACCID, que acabou reunindo em um único evento as feiras de ciências e as apresentações artísticas e culturais. Esses  eventos ajudaram a escola e se tornar atrativa e dinâmica, e possibilitou avanços no desempenho pedagógico que levaram a escola a ganhar o prêmio gestão em 2018.

Como funciona?

O projeto não é para ensinar a cantar e tocar, apesar de que os participantes acabam inevitavelmente aprendendo e aprimorando sua técnica vocal e artística. O projeto é voltado para alunos que já tocam e cantam, e que após um planejamento prévio escolhem um repertório, um estilo musical e definem uma agenda de eventos. Geralmente, se opta por determinado estilo, seja; sertanejo, rock, forró e baião, MPB, ou música pop, etc. Após a escolha, se define uma data e começam os ensaios do repertório. Geralmente a meta e realizar de três a quatro eventos musicais por ano letivo.

O projeto já revelou muitos talentos e tem ajudado no amadurecimento artístico de alunos que são cantores e músicos. O projeto está caminhando para completar três anos de realizações. E esperamos que o referido projeto possa continuar contribuindo para a educação e a cultura de Simão Dias.

Assista os vídeos >>>>>

Atenção: Para ouvir todos os instrumentos, e ter um som de qualidade, favor utilizar fones de ouvido, visto que, computadores e smartphones só reproduzem sons agudos, descartando os sons mais graves (baixos).

Acesse a página do Projeto Música na Escola pelo Facebook>>>